1 de dezembro de 2016

Resenha » A História do Mundo Para Quem Tem Pressa, de Emma Marriott


Sabe aquelas aulas de história que você perdeu por estar dormindo enquanto o professor falava alegremente às 7h da manhã? Ou então aquela época no colégio em que você não se lembra de nada relacionado à matéria pois, dos 200 dias letivos de um ano, seu professor faltou em 150? meu caso, beijos Se você está precisando recuperar, ao menos em parte, seus conhecimentos em História Mundial, mas ao mesmo tempo não tem muita paciência para encarar os livros didáticos, pare o que está fazendo e aproveite para dar uma olhadinha na análise de hoje: A História do Mundo Para Quem Tem Pressa, um livro que promete te apresentar os principais conceitos relacionados ao tema, desde as antigas civilizações até o final da Segunda Guerra Mundial, em apenas 200 páginas. Duvida? Então venha comigo agora e vamos colocar o desafio à prova!



Com uma aparência convidativa e simpática, A História do Mundo Para Quem Tem Pressa é uma obra que instiga pela sua proposta ousada: ensinar milênios de história em poucas horas. Qualquer pessoa pode dizer que isso é impossível, mas fica claro que o objetivo principal do livro não é substituir seu ensino escolar ou outras fontes mais completas, mas sim, funcionar como uma introdução para possíveis outras pesquisas que você possa realizar. Por ser compacto, oferece mais segurança para o leitor (afinal, quem já não se sentiu intimidado com um livro didático de 700 páginas, não é mesmo? everybody) e o auxilia a dar os primeiros passos rumo a um universo completamente fascinante e incrivelmente grande.




❝ O acabamento da obra

O livro foi publicado pela editora Valentina e tem autoria de Emma Marriot, que é formada em História Contemporânea e que atualmente dedica-se inteiramente à escrita de seus livros e à prestação de serviços freelancer para várias editoras de Londres. O livro tem 200 páginas divididas em 6 capítulos: Primeiros Impérios e Civilizações, O Mundo Antigo, A Idade Média, O Mundo em Movimento, Revoluções e Imperialismo Europeu e Uma Nova Ordem Mundial. Além disso, o leitor também pode contar com uma bibliografia selecionada e um índice remissivo, o que facilita ainda mais o estudo do tema. A linguagem do livro é a mais simples que um livro do gênero poderia alcançar, de modo que qualquer pessoa, seja ela leiga ou experiente, pode ter um bom entendimento de todos os conceitos expostos. Sem erros de edição, diagramação ou gramática, a obra é realmente competente na função que se atribui e fazer e encanta também pela presença de mapas que ilustram melhor os territórios explicados em cada trecho específico. As folhas são brancas, mas mesmo assim não me senti desconfortável durante a leitura. Cada tema é dividido em trechos bem curtos de no máximo uma folha, o que evita o desgaste e desinteresse pelo assunto. No geral, um trabalho muito bem executado e que realmente impressiona pela qualidade ♥

Garanta o seu exemplar clicando em uma das lojas abaixo:

         



❝ Por que você deve ler


Estar inteirado sobre grandes assuntos de interesse geral como este é quase uma obrigação para todo ser humano, não é? É essencial para nós conhecermos nossa história, pois é a partir dela também que iremos compreender nosso presente e moldarmos nosso futuro. A proposta do livro é conceituar o leitor acerca dos principais acontecimentos mundiais dos últimos 5 mil anos em poucas horas, e esta é uma tarefa que de fato é bem executada. Encontrei no livro assuntos que eu NEM fazia ideia de que existiam, ou que ainda nunca tinha visto durante meus anos de estudos escolares! Dessa forma, a obra de Marriott realmente funciona como um guia introdutório a um estudo que pode ou não estender-se e aprofundar-se, dependendo dos interesses do leitor. Não vá esperando textos looooongos e cansativos, até porque deste modo seria impossível resumir todos os acontecimentos em poucas páginas e atingir o objetivo do livro; o que encontramos dentro de cada assunto são textos resumidos de forma muito inteligente e que esclarecem alguns pontos iniciais que possam surgir na mente do leitor durante a leitura. Todo o material é bem sucinto, o que acaba sendo uma coisa boa desde o início, levando em consideração que esta obra não pretende ser nada além de uma introdução para entusiastas do assunto. Definitivamente não vai ser algo que substituirá nove anos de ensino perdido – mas já pode ser um bom começo para isso.

Você deve ler A História do Mundo Para Quem Tem Pressa tanto se for um leitor experiente no assunto, quanto se não souber nem questões básicas sobre a história e for um completo perdido, como eu; a leitura tem o poder de agradar todos os públicos pois expõe os conteúdos de maneira simples e objetiva, que pode funcionar tanto como um lembrete para aqueles que já dominam certo assunto, ou como um pontapé inicial para aqueles que não conhecem nada de nada, mas possuem curiosidade. Até mesmo se você ler o livro sem prestar tanta atenção, apenas passando os olhos pelas frases, irá conseguir tirar ao menos alguma informação interessante a respeito da história do nosso mundo. O fato de não existir também uma ordem a ser seguida facilita bastante a exploração do livro, de modo que hoje você pode ter vontade de ler sobre Civilizações Egípcias e amanhã resolver conhecer mais sobre a Segunda Guerra Mundial. Simples assim! A obra é uma receita de sucesso no mundo literário justamente por oferecer dois itens essenciais a todo estudante autodidata: liberdade e ludicidade.




❝ Preste atenção!


Não adianta você comprar seu exemplar do livro, lê-lo em duas horas e sair por aí todo saltitante achando que vai gabaritar todas as questões de história do ENEM 2017, porque não vai. No máximo, vai conseguir resolver uma questão simples de palavras-cruzadas do jornal da manhã. Isso porque a proposta do livro não é substituir o estudo de grandes obras ou te transformar num gênio com poucas palavras, porque nós sabemos que isso é impossível. O livro é bacana justamente por funcionar como um incentivador a quem está absorvendo as informações; ao ler sucintamente sobre um tema, espera-se que o leitor vá procurar em outras fontes mais completas informações sobre o assunto, e não pare sua busca por conhecimento. Como eu já mencionei anteriormente, tive contato pela primeira vez com assuntos que nunca tinha visto antes na vida, e o livro me fez querer conhecer mais sobre eles. Um bom estudante é curioso e vai atrás do máximo de informações que puder sobre um novo assunto... aja desta forma que bons resultados surgirão em breve!




❝ Meu toque pessoal


Particularmente, tive uma experiência muito positiva com a obra. De início não acreditava muito que a autora conseguiria resumir 5 MIL ANOS em 200 páginas, mas a mesma realmente demonstrou sua competência e conseguiu reunir os assuntos mais importantes da nossa história e apresentá-los ao leitor de modo que esta não fosse uma experiência cansativa ou desinteressante. Também recomendo fortemente a leitura do livro mais de uma vez, pois assim você conseguirá absorver mais conteúdo do que absorveu na primeira leitura, principalmente por já estar acostumado com o estilo do livro em si. Meu caso era realmente sério, tive um ensino de história péssimo na minha época do colégio, portanto em minhas primeiras leituras utilizei o livro como um guia mesmo, identificando um assunto, lendo o trecho escrito pela autora e correndo atrás de artigos mais completos sobre o acontecimento na internet. Funcionou super bem, pois quando me adentrava em artigos mais completos e complexos, já estava mais ou menos ambientada ao assunto devido a leitura do livro... o que evitou que eu me perdesse e dispersasse minha atenção, o que geralmente acontece quando leio textos muito grandes sobre assuntos difíceis logo de primeira.
Portanto, minha dica principal é: utilize A História do Mundo Para Quem Tem Pressa como um amigo historiador que tem nas mãos o poder de te indicar os principais assuntos que você precisa estudar sobre história mundial para conhecer ao menos o básico! Espante a preguiça e encare esse desafio, que depois de iniciado, nem vai parecer mais tão difícil assim. Garanto que você só tem a ganhar :)




❝ Considerações finais


Um livro que, apesar da proposta audaciosa, consegue cumprir bem o que promete! Mais um grande trabalho da Editora Valentina que oferece para o leitor oportunidade de adquirir muito conhecimento de forma leve e sem pressão, mostrando que aprender temas considerados difíceis pode se tornar uma tarefa fácil, dependendo da forma como você a encara. Desbrave o mundo e utilize seu tempo para descobrir coisas maravilhosas sobre o nosso mundo com A História do Mundo Para Quem Tem Pressa! ♥

2 comentários:

  1. Esse livro é exatamente o que eu precisava! Também não tive o melhor ensino na época do colégio - a maior parte das coisas que sei aprendi sozinha quando estudei para o vestibular por conta própria - mas sempre tive muita curiosidade e vontade de aprender história! Tenho mais interesse pela história do nosso Brasil, e seria perfeito encontrar um livro nesse estilo com este tema específico. Adorei a sua resenha, muito bem escrita!
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu interesse e disposição em comentar a postagem do blog!

Espero que tenha gostado de sua visita.
Volte sempre! :-)