15 de outubro de 2016

Listas » 7 livros para futuros professores


Eles nos ensinam a ler e escrever, mas ao mesmo tempo em que fazem isso, deixam marcado um pouco de suas histórias e paixão pela licenciatura no coração de cada aluno que passa pelas suas mãos. Hoje é o Dia dos Professores, heróis que diariamente desbravam o mundo e dedicam grande parte de suas vidas em prol do amor pela sua profissão. Se, apesar de todas as dificuldades, ser professor é a sua maior vontade, conheça 7 livros que considero muito legais pra quem está dando os primeiros passos nessa profissão!




Pedagogia da Autonomia

Paulo Freire

Ninguém melhor do que o pedagogo mais influente do Brasil para abrir a nossa lista de livros para futuros educadores; Pedagogia da Autonomia é uma obra essencial para qualquer jovem que deseja de tornar um educador, pois além de apresentar as habituais propostas de práticas pedagógicas em sala de aula, orienta o futuro professor na tarefa de ensinar o aluno ao mesmo tempo em que respeita a sua individualidade e autonomia de ser. O livro auxilia o professor a trabalhar com aquilo que o aluno oferece, sem tentar modificá-lo ou fazê-lo se enquadrar em um padrão único para todos. Expondo em tópicos os atributos que são necessários para um professor ser bem qualificado e executar seu trabalho de maneira satisfatória, a obra sem dúvidas possui seu lugar de destaque na história da educação e auxilia professores do mundo todo a lecionarem da melhor maneira que puderem, extraindo de seus alunos – com respeito e sabedoria – tudo de melhor que eles possam oferecer.



Reflexões sobre Alfabetização

Emilia Ferreiro

Outro nome de peso na área da pedagogia, Emilia Ferreiro exemplifica em seu livro Reflexões sobre Alfabetização questões básicas a respeito do ato de ensinar e promove reflexões valiosas acerca dos métodos que são utilizados na atualidade para se letrar nossas crianças. Levantando questões de extrema importância, a autora incentiva novos professores a aperfeiçoarem suas capacidades em sala de aula e orienta os profissionais mais velhos a se renovarem constantemente em prol do desenvolvimeno de seus alunos. A autora também desmistifica muitos padrões, incentiva o leitor a apostar na capacidade inovadora de seus próprios alunos e compartilha com os educadores todos os resultados de suas pesquisas referente a psicogênese da língua escrita. Além de falar sobre a alfabetização no geral, Ferreiro foca-se bastante também na questão do analfabetismo, uma vez que este ainda é um fantasma que atrapalha consideravelmente o desenvolvimento do indivíduo.



Alfabetização e Letramento

Magda Soares

Neste livro, a autora dedica-se a apresentar ao educador as principais diferenças entre dois conceitos que são frequentemente confundidos até mesmo entre os profissionais da área: alfabetização (o processo pelo qual o indivíduo passa ao ter conhecimento do alfabeto e de que pode se comunicar com os outros através da união de palavras) e letramento (a capacidade do indivíduo de, além de conhecer seu alfabeto, interpretar o que escreve e lê, além de associar fatos e aplicar seus conhecimentos em ordem social e cultural, tendo condições de colocar em prática o que aprendeu como falante ativo da sua língua). Magda também discorre a respeito da importância de cada um deles para a construção do saber da criança, e do quanto os dois conceitos precisam ser trabalhados lado a lado com sabedoria pelo professor.



50 Grandes Educadores

Joy Palmer

Funcionando principalmente como uma obra de referência, o livro 50 Grandes Educadores é uma excelente ferramente para conhecer outras pessoas incríveis apaixonadas pela educação que fizeram história e ajudaram a pedagogia se tornar o que é hoje. Apresenta as ideias dos principais educadores e como suas práticas influenciaram as políticas da educação no ontem e no hoje; um excelente material comparativo para aqueles que desejam conhecer um pouco mais do processo evolutivo dos estudos da área e todas as correntes de pensamento que foram essenciais para construir uma nova forma de se ensinar.



História da Educação

Claudino Piletti e Nelson Piletti

Um livro maravilhoso que contempla de modo abrangente e completo os profissionais que fizeram história na arte de educar. Falando a respeito da vida e obra de cada educador, o livro consegue traçar uma linha do tempo e explicar de modo fácil e detalhado aspectos referentes à história da própria educação em si. Perfeito para as pessoas que se interessaram pela dica acima e gostariam de expandir ainda mais a sua biblioteca referente à história de grandes nomes da educação mundial, antiga e moderna. Do oriente ao ocidente, tudo o que você precisa saber dos maiores representantes da pedagogia.



Conversas com um Jovem Professor

Leandro Karnal

Um livro singelo e informal, em que o autor guia o leitor de forma envolvente em relatos e reflexões a respeito do que é ser o professor ideal. Será que se nasce sabendo ensinar? Ou adquire-se expertise na profissão de acordo com o tempo, e com muuuitos erros cometidos? Num texto muito convidadivo, Leandro introduz os prós e os contras de ser um professor na atualidade e dá um direcionamento aos professores, principalmente os mais jovens, em questões que poderão fazê-lo melhorar a qualidade de seu trabalho e de seu relacionamento com pais e alunos. Indispensável!



Cartas a um Jovem Professor

Philippe Meirieu

Encerrando a lista de hoje, ficamos com Cartas a um Jovem Professor, mais um livro que tem como missão lembrar aos professores (e futuros professores) a razão pela qual eles escolheram esta profissão. Também de forma leve e sem recorrer a textos difíceis e citações clássicas, Philippe procura mostrar para o jovem professor que ele pode sim, lecionar por amor, ao mesmo tempo em que dedica-se aos seus ideais e pensamentos políticos, agindo de forma correta e íntegra de acordo com seu papel na sociedade como formador de indivíduos. E não há forma melhor de contribuir com a educação do que transmitindo saberes, morais e ética de forma eficaz e integrada.


Fica aqui então nossas sugestões para todos que desejam se aventurar pelo mundo da licenciatura, e claro, nossa gratidão por todos os professores que já passaram por nossas vidas. Que esta possa ser uma profissão mais valorizada no futuro, e que todos os professores possam ter o verdadeiro reconhecimento que merecem. E aos novatos... não desistam! O nosso futuro depende de vocês. ♥

Um comentário:

  1. Fui direto para essa "listinha", como sou professora não resisti!
    Algum livro do Paulo Freire é lei, né?
    Me interessei muito por "Cartas a um jovem professor"
    Parabéns pelo blog, tudo lindo aqui!!
    Bjs

    Blog Coisas da Juu Participe do Top Comentarista: O orfanato da Srta Peregrine

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu interesse e disposição em comentar a postagem do blog!

Espero que tenha gostado de sua visita.
Volte sempre! :-)