19 de outubro de 2016

Lançamento » A Diversidade em Perigo, de Pascal Picq


A diversidade é realmente um elemento-chave em nossa sociedade, principalmente no Brasil. Somos constituídos por tipos diferentes de pessoas, com costumes diferentes e modos diferentes de ver a vida e explicar o mundo. As diferenças nos definem, e é isso que faz de nós... únicos! Só que essa diversidade tão grande que nos constitui pode estar ameaçada, e é justamente sobre isso que quer falar o livro A Diversidade em Perigo, mais recente publicação da editora Valentina, escrito pelo autor Pascal Picq. Traçando um paralelo entre teorias de dois grandes estudiosos da evolução da humanidade, Charles Darwin e Claude Lévi-Strauss, o livro tem como proposta principal nos conscientizar das mudanças que estão acontecendo e mostrar que ainda é tempo de reverter nossa tão preocupante situação.




A Diversidade em Perigo, pascal picq, editora valentinaOs  grandes estudiosos nos avisaram: nós somos os comandantes do nosso barco. Apesar disso, estamos vivendo como se estivéssemos simplesmente inseridos numa sociedade, mas esquecendo-nos de que nós somos a sociedade. Ao invés de cuidarmos de nossa raça e do ambiente que nos cerca, estamos promovendo guerras, destruindo nosso meio, rejeitando nossa cultura e explorando os recursos que nos são oferecidos. Tudo isso está causando um desequilíbrio inimaginável, e retirando de nós tudo aquilo que nos diferenciava dos outros, tornando-nos iguais. Estamos perdendo nossa essência, seja de forma científica, através das alterações em nossa própria genética, ou seja de forma cultural, através de nossos costumes.Tudo está acontecendo de maneira desenfreada, e nem ao menos nos damos conta do colapso que nosso planeta está prestes a sofrer – não apenas em aspectos ambientais, mas também, sociais. Nesse livro, Charles e Lévi partem para uma nova jornada na imaginação do autor e é retratado o que eles possivelmente encontrariam nessa nova sociedade que inconscientemente estamos criando. Espécies estão entrando em extinção e idiomas estão desaparecendo; será que com isso um pouco de nós e de nossa identidade também não está morrendo dia após dia? É uma reflexão interessante para se fazer!


O livro encontra-se em pré-venda, com liberação de venda prevista para o dia 21 de outubro. Com um preço inicial de R$ 44,90, serão 272 páginas de um estudo antropológico incrível a respeito da situação preocupante em que nossa sociedade está inserida. Você já pode garantir o seu através dos links abaixo:

         

Um comentário:

  1. Oi Débora,

    Não conhecia o livro, mas tem uma temática super importante. Gostei da dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu interesse e disposição em comentar a postagem do blog!

Espero que tenha gostado de sua visita.
Volte sempre! :-)