6 de janeiro de 2017

Resenha » Uma Prova do Céu, de Dr. Eben Alexander III


Qual é a sua opinião a respeito das EQMs – ou Experiências de Quase-Morte? Você acredita que seja possível uma pessoa se desligar temporariamente de seu corpo enquanto está hospitalizada e se aproximar da morte o suficiente para registrar experiências surreais, e ainda retornar a este mundo para contar suas histórias? Inúmeras pessoas já relataram vivências como sensações de plena serenidade, encontro com familiares falecidos ou até mesmo a visualização de sua passagem através de um longo túnel. O que aconteceria se elas chegassem até a luz? Ou melhor, será que seria possível isso acontecer, ou seria tudo fruto de uma atividade inexistente de um cérebro beirando a loucura? Seja qual for sua crença acerca do tema, o livro Uma Prova do Céu possui a tarefa de lhe inserir mais a fundo neste universo tão controverso. Narrado em forma de biografia e com muitos detalhes sobre a experiência de quase-morte de um renomado médico americano, a obra traz elucidações importantes não apenas acerca das nossas crenças, mas também nos coloca frente a frente com um dos maiores questionamentos humanos: o destino de nossas mortes.



Now playing: Claire de Lune // CLICK ME!

Uma Prova do Céu, Dr. Eben Alexander III, livros de experiências de quase morte, livros de eqm

Dr. Eben Alexander III é um respeitado neurocirurgião americano que sempre realizou seu trabalho em hospitais conceituados de forma competente e responsável, e como grande maioria dos profissionais da área da saúde, com muita ceticidade e racionalismo. Para ele, tudo o que acontecia dentro do âmbito médico precisaria obrigatoriamente prover de uma razão lógica ou científica, e ele imaginava que carregaria consigo esta linha de pensamento para sempre – até sua vida ser virada de cabeça para baixo.
Após ser acometido repentinamente por uma doença cerebral rara e de causas desconhecidas, Dr. Eben passou de médico para paciente e ficou sete dias em coma profundo, causando extrema comoção entre os membros da comunidade médica de seu convívio e seus próprios familiares, que ficavam mais desolados a cada novo amanhecer de Dr. Eben sem nenhum sinal de vida. Sete longos dias inconsciente, ligado à Terra apenas por um fio imaginário e invisível, que ficava menor a cada dia que passava. Desafiando todas as previsões médicas, Dr. Eben retorna à vida milagrosamente e sem sequelas após uma das experiências mais chocantes de sua vida, que não mudou apenas seu pensamento como homem racional, mas principalmente, o trouxe a tona um estado consciente o qual ele nunca havia cogitado a existência: o de ser espiritual.



❝ O acabamento da obra
O nosso eu mais verdadeiro e profundo é completamente livre.

Uma Prova do Céu, Dr. Eben Alexander III, livros de experiências de quase morte, livros de eqm

O livro é publicando pela editora Sextante e foi lançado aqui no Brasil em 2013. Com 192 páginas, a obra possui folhas amarelas e grossinhas, promovendo assim uma leitura ainda mais fluida e rápida. Apesar de escrita por um médico de altíssimo nível, a linguagem é bem simplificada e os termos e ideias que possam não ser compreendidos logo de primeira possuem explicações ao final do livro, contidas em anexos A e B. Medindo 14x21 cm, o livro é compacto e com orelhas, contendo boa diagramação e revisão. O tamanho da fonte é ótimo, as letras são relativamente grandes e a capa é extremamente adequada e nos passa de fato um pouco da essência do livro, de simplicidade e serenidade; algo bacana também é que a capa brasileira é exatamente igual à edição americana, o que estreita os laços de proximidade entre a obra original e sua tradução.

A obra alcançou 1º lugar na lista de mais vendidos do The New York Times e recebeu indicações do psiquiatra e parapsicólogo Dr. Raymond Moody Jr., um dos maiores especialistas em Experiências de Quase-Morte e autor de diversos livros sobre o tema.




❝ Por que você deve ler
Precisamos crer no livre-arbítrio. Não há escolha.

Uma Prova do Céu, Dr. Eben Alexander III, livros de experiências de quase morte, livros de eqm

Você deve ler Uma Prova do Céu pois, independente da sua crença ou religião, este livro planta uma sementinha em você que lhe faz pensar seriamente sobre o assunto em questão. Acreditando em vida após a morte ou não, acreditando em reencarnação ou não, acreditando em DEUS ou não, você se sentirá tocado de alguma maneira pelo relato do Dr. Eben, mesmo que de forma singela. Pode ser um livro que vai mudar sua vida ou que apenas irá te instigar um pouco sobre o assunto, mas eu garanto que será uma obra que não passará despercebida pelos seus sentidos ou sua mente. O livro concentra-se basicamente no relato vivido pelo médico, que apesar de nos contar um pouco de sua vida para que possamos compreender alguns acontecimentos em sua experiência, ainda assim se concentra fortemente na experiência vivida por ele; não há grandes rodeios, simplesmente nos é feito um relato – e cabe a nossa própria consciência levá-lo a sério ou não, mesmo sendo um pouco difícil ignorá-lo e seguir como se nada tivesse acontecido. Através de cada página, somos convidados a tentar entender o que se passou com o autor durante o período em que ela esteve em coma, desligado do mundo, como se simplesmente existisse uma tomada que o conectava com a Terra e a mesma tivesse sido desplugada sem mais nem menos. O livro inteiro em si é muito instigante e em alguns momentos beira até mesmo a surrealidade, narrando fatos geralmente vivenciados em pesadelos ou sonhos noturnos, que variam desde sentir-se enclausurado em um ambiente escuro e úmido até a sensação de estar planando sob campos de árvores frondosas ambientadas num magnífico céu azul. Seria realmente algo complicado de se crer, se não fosse pelas inúmeras associações feitas por Dr. Eben e as relações que ele conseguiu realizar após seu retorno com fatos vividos e acontecimentos da sua vida atual. De forma vibrante, o neurocirurgião esforça-se para contar com a maior riqueza de detalhes uma experiência que mudou sua forma de ver o mundo não para nos convencer de que o que ele relata é uma verdade absoluta na qual você deve acreditar, mas sim, para nos deixar saber que talvez, a vida seja muito mais do que essa matéria orgânica e limitada que estamos acostumados a ver.




❝ Preste atenção!
A parte física do Universo é um grão de areia comparada à parte espiritual e invisível.

Uma Prova do Céu, Dr. Eben Alexander III, livros de experiências de quase morte, livros de eqm

Como eu disse, a pretensão de Dr. Eben não é converter ninguém às suas novas crenças, mas sim, contar-nos seu relato acerca de sua experiência. O livro não faz referência a nenhuma corrente religiosa específica, mas deixa claro que o conceito do autor a respeito de Deus e homem foi alterado de um pensamento totalmente cético para o de um crente (do verbo crer). Dr. Eben expõe no livro que sua experiência o fez pensar que talvez exista algo a mais do outro lado e que a vida de um ser humano não se limita apenas às experiências carnais vividas na Terra, que nada mais são do que uma minúscula porção daquilo que um homem pode realmente viver, uma vez que é constituído de um espírito vivo e livre. Além disso, segundo Dr. Eben, há um Ser supremo guiando o Universo e que nos permite viver cada segundo que nos é oferecido aqui neste planeta, nos fornecendo a iluminação e sabedoria da qual necessitamos. Acompanhar essa mudança de pensamento do autor é um processo realmente emocionante e nos faz pensar muito a respeito de nossas próprias crenças e a maneira como enxergamos nossa existência. De qualquer forma, Dr. Eben não te obriga a acreditar no que ele diz, tanto a respeito de sua experiência vivida quanto de suas novas convicções, apenas as apresenta na ordem em que aconteceram e como as mesmas impactaram para a construção de sua nova vida.

É possível que tanto um religioso quanto um cético saiam consternados deste livro, que de alguma maneira, consegue mexer com nosso interior do modo que só uma experiência tão aterradora quanto esta poderia fazer. Agora, acreditar ou não e levar a experiência consigo como exemplo de vida... é uma experiência íntima e pessoal. Apenas leia, e tire suas próprias conclusões sobre o tema.




❝ Meu toque pessoal
Há duas maneiras de ser enganado: Uma é acreditar no que não é verdade; a outra é se recusar a acreditar no que é verdade.
- Søren Kierkegaard

Sem dúvidas, este foi um livro cuja leitura despertou intensos sentimentos dentro de mim. Sou uma pessoa que se interessa bastante por esses assuntos e já tinha até mesmo conhecimento sobre alguns outros relatos do fenômeno, mas como Dr. Raymond Moody Jr. citou, nenhum tão impressionante quanto o de Dr. Eben.

Uma Prova do Céu, Dr. Eben Alexander III, livros de experiências de quase morte, livros de eqm

Em minha opinião, o ponto mais forte do livro está nas inúmeras referências médicas utilizadas para explicar a experiência vivida pelo autor. Como estamos falando de um neurocirurgião que utiliza a ciência como instrumento de trabalho, podemos pela primeira vez ver a medicina de mãos dadas com a espiritualidade, quando ao final do livro o autor reserva um anexo inteiro apenas para argumentar com termos técnicos o porquê de sua experiência não ter sido algo unicamente corporal, ou uma fantasia de seu próprio cérebro. Neste mesmo anexo, Dr. Eben apresenta hipóteses científicas que poderiam explicar sua experiência e juntamente com elas, uma razão pela qual ela não poderia ser aplicada em seu caso. Ao final de seus argumentos, não nos sobra nada além da crença de que o que Dr. Eben viveu foi algo simplesmente inexplicável e impróvavel cientificamente.

Gostei muito da leitura e acredito que ela agradará bastante as pessoas que também se interessam por assuntos espiritualizados, e ao menos consternará um pouco os mais céticos – portanto, a leitura é válida para ambos dos casos. Fiquei dias e mais dias realizando pesquisas na internet para tentar entender mais a fundo o que se passou com Dr. Eben, mas quanto mais buscas eram realizadas sobre o tema, mais eu me convencia de que "existem mais mistérios entre o céu e a Terra do que sonha nossa vã filosofia". Não sabemos o que de fato aconteceu com o autor e é bem provável que nunca saberemos, mas o fato é que a obra nos instiga a procurar algo mais que está escondido nas entrelinhas da vida, e tentar ao menos chegarmos próximo de conhecer uma pequena parcela de um dos maiores mistérios da humanidade: a morte.




❝ Considerações finais
Por mais horrível e poderoso que o mal pareça, o amor é avassaladoradamente maior, e triunfurá no final.

Uma Prova do Céu, Dr. Eben Alexander III, livros de experiências de quase morte, livros de eqm

Um livro que conseguiu alcançar o meu coração, e que se tornou uma das minhas leituras mais referenciais a respeito do tema. Leia com a mente aberta e preparado para grandes emoções, pois é justamente esse o único objetivo de Dr. Eben Alexander III: passar para todos os corações do mundo uma experiência que fez o dele renascer para o mundo – como profissional, como ser humano e como espírito.

3 comentários:

  1. Oi Débora, tudo bem?

    Achei o enredo bem interessante, de fato parece ser uma história incrível pra gente refletir depois da leitura! E parabéns pelas fotos, eu adorei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Olá Débora, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas fiquei muito interessada. Tive mais contato com as EQM's depois de assistir série The OA, que tem como foco esse tema. Ler um livro do assunto deve ser muito bom, principalmente pela quantidade de termos médicos que você citou. Irei anotar a dica e ler o quanto antes, espero conseguir extrair tantos sentimentos quanto você!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Gostei muito da resenha e confesso que não conhecia o livro ainda. Embora não seja fã de livros de auto ajuda esse me deixou bem curiosa. Espero conseguir ler em breve e volto pra dizer o que eu achei.

    beijinhos

    https://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu interesse e disposição em comentar a postagem do blog!

Espero que tenha gostado de sua visita.
Volte sempre! :-)