10 de setembro de 2016

Resenha » Não Olhe!, de FML Pepper


Dando sequência à uma história de tirar o fôlego (leia a resenha de Não Pare! clicando neste link), Não Olhe! é o segundo volume de uma trilogia que irá conquistar os apaixonados por realidades paralelas e criaturas misteriosas. Tentando ao máximo não revelar nenhum spoiler, analise comigo a continuação da jornada de Nina através da busca pelas suas origens e respostas aos questionamentos que a seguiram durante toda a sua vida e alteraram drasticamente seu modo de viver. Quem ela é de verdade? Quem é Richard? Por que parece que absolutamente tudo gira em torno dela? Muitas respostas estão a caminho, mas com elas, outras tantas perguntas irão nos bombardear também. Acompanhe comigo!


Não Olhe!, FML Pepper, livros editora valentina



❝ O acabamento da obra

O livro é publicado pela editora Valentina, assim como seu antecessor. Escrito por FML Pepper, autora nacional que vem ganhando cada dia mais notoriedade por conta da série e que certamente é uma grande incentivadora da literatura brasileira. O preço do livro é em média R$ 34,90 e possui 352 páginas, sendo assim um pouquinho mais grosso do que o primeiro volume. A diagramação é excelente e a disposição do texto é igualmente bem feita, de forma que a leitura não fica cansativa e as letras são de tamanho adequado para não cansar os olhos. A capa é linda (na verdade, é a minha preferida das três) e segue o mesmo padrão das outras que ilustram a série. Não foram encontrados erros na revisão do livro, o que só faz aumentar minha admiração pelo trabalho da editora.



❝ Por que você deve ler

É difícil apresentar argumentos a respeito da leitura de um livro que é o segundo ou terceiro volume de uma série. Nesse caso, ressalto as qualidades da trama no geral, que me surpreenderam desde o início. Esse é um daqueles livros que não fazem o menor sentido caso você não leia o volume anterior, portanto, recomendo fortemente que se você se interessou pelo enredo desenrolado aqui, dê uma olhada em minha resenha do primeiro livro da série, Não Pare! , e adquira o seu exemplar antes de iniciar a leitura desde volume.

Não Olhe!, FML Pepper, livros editora valentina

Pra você que já leu o primeiro volume, não preciso nem mesmo me esforçar para lhe apresentar motivos adicionais para você correr atrás loucamente do seu, não é mesmo? hahaha! As últimas páginas de Não Pare! deixaram o leitor frente a frente com um novo mundo a ser explorado (por nós e por Nina), como se a personagem principal estivesse em frente à uma porta, prestes a abrí-la, e ao girar a maçaneta, PLAFT, o livro acaba. Não tem como não se roer por dentro para saber o que está por vir. Se você gostou do primeiro volume, irá amar ainda mais o segundo, pois os personagens estão muito mais desenvolvidos e há muito mais ação enquanto a real história de Nina vai sendo explicada aos poucos. Falando em Nina, a evolução de nossa adorada híbrida é facilmente notada, que cresce cada dia mais após superar uma nova decepção ou desafio (que eu garanto, não são poucos). Vemos uma Nina que deixa de ser uma simples adolescente para se tornar uma verdadeira guerreira em busca de sua própria história e do controle do seu próprio destino. No livro também temos a oportunidade de ir mais a fundo em conceitos que foram apresentados de forma breve no primeiro livro, como por exemplo em questões relacionadas à Richard e a construção da sociedade zirquiniana. O que garante o tom da obra também sem dúvidas é a relação deste com Nina, uma vez que ambos são um mistério para suas mentes; Nina não consegue compreender quem é Richard de verdade, e Richard não consegue compreender como Nina mexe tanto com sua cabeça e sua capacidade de “não-sentir”. No meio dessa falta de entendimento toda, ainda temos espaço para o surgimento de um triângulo amoroso, quando o personagem John volta às páginas e se mostra ser uma boa companhia para nossa protagonista. A verdade é que o livro todo em si está muito mais eletrizante que o primeiro, uma vez que Nina precisará tomar muitas decisões, lutar contra muitos perigos e trabalhar mentalmente para ligar as peças de um imenso quebra-cabeça que explica toda a origem de sua existência.

E agora pra você, que leu o primeiro volume mas não curtiu tanto a história, que tal dar mais uma chance para a trama? Como eu falei, as coisas acontecem de modo um pouco mais diferente no segundo livro, e particularmente consegui sentir muito mais as emoções vividas por cada personagem. Não Pare! é como se fosse uma introdução à Zyrk e à história de Nina, já sua sequência dá espaço para muitas outras coisas acontecerem, uma vez que já fomos apresentados ao panorama geral da história. Faça o teste e comprove.




❝ Preste atenção!

Não Olhe!, FML Pepper, livros editora valentina

Não se esqueça de que estamos falando de um livro que é sequência de outro, ok? Não tente lê-lo sem ter lido o anterior, pois além de perder toda a graça, você não entenderá nada de nada. Apesar de aparentemente ser uma ficção simples, Não Olhe! demonstra um certo grau de complexidade que faz você perceber que precisa estar atento à leitura para não se perder ou se distrair com coisas desnecessárias. Mantenha o foco e lembre-se de cada detalhe, pois eles podem fazer toda a diferença no final. Ah, e mais uma vez, assegure-se de garantir o terceiro volume para ler quando terminar o livro em questão, pois o segundo volume da trilogia também deixará tudo com um gosto de quero mais!




❝ Meu toque pessoal

Eu confesso que gostei muito mais do segundo volume da série do que do primeiro. Mesmo o primeiro volume sendo essencial para a compreensão da história, eu considero este muito mais envolvente e carismático. Você consegue sentir um pouco de tudo, desde sentimentos bons até os mais duvidosos, e se torna um verdadeiro cúmplice de Nina em sua jornada. Você não só quer que tudo dê certo e que ela sempre faça as melhores escolhas, mas também trabalha com ela para que isso aconteça buscando respostas nos mínimos detalhes e julgando personalidades que possam lhe fazer mal ou atrapalhar seu objetivo. Há ação, há romance, há suspense, o que me faz pensar que a química da autora com o livro de fato aumentou consideravelmente de um livro para o outro. Ela conseguiu fazer com que mergulhássemos de cabeça na história, tirando-a de sua própria mente e descrevendo-a perfeitamente através das páginas dos livros. Prepare-se para conhecer um mundo que ficará em sua memória por um longo tempo, e para fazer uma amizade que você defenderá no decorrer da série toda!

Não Olhe!, FML Pepper, livros editora valentina

Os livros de literatura estrangeira são muito enaltecidos no ramo literário, principalmente no Brasil, mas o fato é que autores como FML Pepper me fazem acreditar que temos muita coisa interessante no ramo da ficção sendo produzida em solo brasileiro também. Devemos dar mais chances para obras nacionais, que podem nos apresentar histórias incríveis, que não perdem em nada para outros títulos da literatura fantástica mundial.



❝ Considerações finais

Uma leitura excelente para os amantes do gênero, e que certamente fará a diferença na estante de todos aqueles que gostam de uma ficção bem estruturada e de mundos criados com perfeição de detalhes e uma história bem elaborada. Mais um ponto positivo para a literatura brasileira, em especial para a autora em questão, que com palavras tão mágicas nos fazem viajar e viver em mundos que jamais conheceríamos sem o auxílio da literatura fantástica. E lá vamos nós novamente em busca da jornada final de Nina em Não Fuja! :D

Não Olhe!, FML Pepper, livros editora valentina

Um comentário:

  1. Tenho muito vontade de ler esse, já li o primeiro e gostei bastante.
    Adorei sua opinião sobre o mesmo.♥
    Art of life and books.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu interesse e disposição em comentar a postagem do blog!

Espero que tenha gostado de sua visita.
Volte sempre! :-)