2 de agosto de 2016

Resenha » Não Pare!, de FML Pepper


Se livros possuem de fato o poder de nos transportar para mundos inimagináveis e dimensões paralelas, alguns deles conseguem provar que definitivamente nasceram para isso. Se você é fã de histórias de fantasia com doses generosas de ação, deve dar uma conferida no livro que protagoniza nossa resenha de hoje e que inicia uma trilogia eletrizante e totalmente fora do convencional: Não Pare!
Ao lado de Nina, uma adolescente cuja vida esconde de si própria mais segredos do que podemos imaginar, iremos unir as partes de um quebra-cabeça cada vez mais desafiador. A cada página, temos mais certeza de que há um grande mistério para ser desvendado e que as pessoas mais especiais são as mais procuradas – seja pelo bem, ou pelo mal. Encha-se de valentia, assuma essa missão e não pare até chegar à última página! ;)




No post de hoje, falaremos sobre um livro escrito por uma autora nacional (vaaaaaai Brasil ♥), de leitura fácil e que tem o poder de conquistar facilmente o leitor. Não Pare! é o primeiro título de uma trilogia que relata as aventuras vividas por uma garota bem incomum. Nina conviveu ao longo dos seus 16 anos com estranhezas que aconteciam em sua vida e inúmeras perguntas a respeito de todos esses fatos misteriosos. Talvez o que mais mereça ser mencionado é o fato de que sua vida é praticamente nômade, uma vez que sua mãe, Stela, está sempre de mudança com a desculpa de exigências por parte de seu trabalho. Isso faz a vida de Nina ser extremamente triste, pois ela nunca pode sentir-se como parte de algo ou de alguém, já que sempre está de mudança marcada. Como se isso não bastasse, muitos acidentes estranhos acontecem à sua volta, que fazem com que ela se sinta quase como um "imã do azar", preocupando profundamente sua mãe. E é quando Nina estabelece residência em Nova York e pensa estar tudo bem dessa vez, é que o mundo literalmente desaba aos seus pés. A origem de todos os seus males começa a ser desvendada numa série frenética de acontecimentos, e o que era pra ser motivo de felicidade transforma sua vida num verdadeiro pesadelo. Sem saída, a única escapatória de Nina é tentar conviver com sua nova realidade e provar para si mesma que, apesar de tudo, ela ainda pode ter uma vida normal.




❝ O acabamento da obra

O livro foi escrito pela autora FML Pepper (você pode conhecer mais sobre ela clicando aqui) e publicado pela editora Valentina. As capas dos livros da trilogia combinam bastante, e possuem detalhes translúcidos em dourado (adoro capas com diferenciais!). Só achei que a parte de trás do livro poderia ser um pouquinho mais bem trabalhada, priorizando uma sinopse mais abrangente do livro ao invés de apresentar imagens dos outros livros da série.
O livro possui orelhas grandes, que de um lado contam um pouco sobre a história do livro e do outro, um pouco sobre a vida da nossa autora. As folhas são grossinhas e amarelas, como sempre proporcionando uma leitura bem agradável, e as dimensões do livro são 16x23. O texto está distribuído em 280 páginas, e não foram encontrados erros na revisão do livro. Um ótimo trabalho da editora!





❝ Por que você deve ler

Não Pare! é um young adult bem estruturado e com um enredo único. Eu, pelo menos, não me lembro de ter lido uma história parecida por aí, mesmo sem poder falar muito do enredo pra vocês (porque senão acho que vai perder a graça, nesse caso). Quem gosta de histórias de fantasia irá curtir bastante, pois a autora literalmente criou mundos alternativos para a jornada de Nina se desenvolver, e você é inserido nesses universos de uma forma muito explicativa. O livro também agradará os fãs de ação, uma vez que há muitas disputas e confrontos na história, principalmente do meio para o fim – tudo por causa de Nina, claro. A autora soube narrar com muita habilidade essas cenas, que me passaram uma realidade bem grande! Consegui me envolver bem nas cenas e dava até pra sentir um pouquinho do frio na espinha que nossa protagonista sentiu nos momentos mais cruciais. É um livro que irá favorecer de modo muito positivo sua coleção, pois te fará viver uma nova aventura bem diferente e instigante, em que você sempre irá querer saber o que está por vir no próximo capítulo. Outra coisa interessante também é a forma como a autora estruturou seu texto em alguns momentos; De modo sutil, ela nos introduzia à uma ideia na forma de um simples pensamento aleatório de Nina, mas que no final nos fazia pensar sobre aquele acontecimento que poderia ter passado despercebido se não fossem por esse lembretes subliminares. Podemos citar como exemplo momentos em que a protagonista volta no tempo em curtas frases e se pergunta se a situação que ela está vivendo não tem relação com algo que já passou no livro, e é nesse momento que você para e se pergunta: "caracas, é verdade isso aí, faz sentido messsmo!"... E é com esses pequenos momentos que a autora vai nos guiando pela história, fazendo-a ficar bem fluida e clara, apesar da aparente complexidade das divisões dos clãs e reinos criados por ela. Ah, e você gosta de personagens masculinos marcantes? Então alegre-se, pois esse livro possui ao menos duas figuras que irão mexer com sua mente: Richard e Kevin! O primeiro é o demônio em forma de gente, de tão importuno que se torna na vida de Nina, e o segundo parece ser o príncipe que ela sempre sonhou para sua vida... Mas será que é isso mesmo, produção? Todo cuidado é pouco, e o mal está sempre à espreita!






❝ Preste atenção!

Este é um livro com personagens típicos de "lobo em pele de cordeiro". É difícil prever qual será o próximo passo e qual personalidade é verdadeira na história, portanto, cuidado com quem você confia e quem você julga! Os papéis se invertem a todo momento. Atente-se também às continuações do livro, pois assim que o primeiro terminar, você vai querer devorar os próximos. Não Pare! termina deixando um infinito prestes a começar, e se você é uma pessoa ansiosa, faça questão de garantir os três volumes juntos, para não sofrer nenhuma crise de abstinência!



❝ Meu toque pessoal


Ler esse livro foi uma experiência muito bacana, pois funcionou bem como uma distração e conseguiu me prender bastante em vários momentos (principalmente do meio para o fim). Você fica bem curioso com o destino de Nina e em descobrir os segredos que a fazem ser como ela é, portanto a leitura é rapidíssima e flui bem.
Ao começar a ler, pensei se tratar de algo um pouco clichê, pela protagonista dar indícios de que seria "uma adolescente diferente das outras" e aquele bla bla bla, mas conforme ia lendo, consegui ser surpreendida com o enredo em vários momentos, de forma que não conseguia prever o que viria pela frente. Sem dúvida é uma excelente escolha para aqueles leitores que se encantam com histórias que misturam clãs, reinos e disputas calorosas, num universo criado especialmente para aquela trama. No primeiro livro, como era necessário introduzir a vida da protagonista ao leitor e contar um pouco da sua rotina, a parte da ação e das revelações foi ficando mais para o final, o que me leva a crer que o segundo livro será tão bom quanto o primeiro devido à essa margem de explorarmos muito mais a fundo o universo fantasioso ao qual Nina pertence.

Uma coisa que eu talvez destacaria como algo que me incomodou um pouco é que as vezes os fatos aconteciam muito rapidamente, em coisas que geralmente levam um pouco mais de tempo para acontecer. Em alguns momentos a protagonista se relacionava de modo muito rápido com outros personagens, como ao fazer amizades, por exemplo (principalmente com Melly, que se transformou em sua melhor amiga de infância em questão de dias, mesmo para alguém tão retraída e solitária como Nina). Algo que sempre me intrigou também é o fato de Nina chamar sua mãe sempre pelo primeiro nome (Stela), e isso me confundiu em alguns momentos quando ela se referia à sua mãe. Não sei se isso teve alguma razão para acontecer ou se perdi algum detalhe, mas mesmo sendo algo pequeno, me deixou um pouco confusa às vezes. Como um todo, o livro é envolvente e cumpre o que promete, nos apresentando a um mundo surpreendentemente novo e cheio de histórias e detalhes para serem descobertos. Além de claro, nos matar de amores pela força de Nina e pela delicadeza com a qual os mais variados sentimentos desabrocham de dentro dela com o decorrer das páginas.




❝ Considerações finais


Um livro eletrizante e que com certeza, ainda tem muito para nos contar. Espero ansiosamente pelas continuações para continuar desvendando os mistérios que formam juntos a história de Nina e nos transportam para um infinito de possibilidades quanto sua resolução. A paixão é certa para os leitores que adoram uma boa fantasia com enigmas desafiadores e uma protagonista ávida por respostas e que não descansará enquanto não descobrir sua origem e resolver todas as questões que lhe atormentaram por toda sua existência. Recomendação garantida! ♥

Um comentário:

  1. Olá.
    Eu adorei sua resenha! Eu ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas morro de curiosidade. Só de saber que é uma fantasia, a vontade aumenta ainda mais. Só vejo coisas positivas sobre ele. Espero que me surpreenda positivamente.

    Não conhecia seu blog, mas eu adorei! É tão lindo... <3 Já estou seguindo. Convido você para conhecer o meu cantinho também (http://psamoleitura.blogspot.com.br). Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu interesse e disposição em comentar a postagem do blog!

Espero que tenha gostado de sua visita.
Volte sempre! :-)