20 de agosto de 2016

Listas » 5 livros para entrar no espírito olímpico!


Estamos na reta final de um dos momentos mais especiais para nosso país, que é a oportunidade de sediar os Jogos Olímpicos de 2016, no estado do Rio de Janeiro. É fato que nem todo mundo gosta de praticar esportes (apesar de que deveríamos nos esforçar mais, pois esporte faz um bem danado pra saúde e a gente sabe disso), mas o que poucas pessoas sabem é que não é necessário acordar todos os dias às 4h da manhã pra correr no parque debaixo do sereno pra se considerar um apreciador das atividades físicas. As vezes, o que falta para as pessoas iniciarem uma atividade e descobrirem onde se encaixam melhor é apenas um pouquinho de incentivo. É por isso que hoje iremos contra a maré da bad olímpica, e destacaremos 5 livros incríveis com a temática esportiva que te dará um gás a mais pra se interessar (mesmo que de leve) por alguma atividade física, e ainda, tirar deles grandes lições que podem mudar sua perspectiva a respeito do que é a vida de verdade.



A Semente da Vitória

Nuno Cobra

Nuno Cobra é um preparador físico, cuja vida sempre teve como base muita disciplina. Trabalhou com grandes nomes do esporte mundial, e durante todos esses anos desenvolveu métodos próprios que uniam técnicas de treinamento físico aliadas à descoberta do autoconhecimento de cada indivíduo. Para Nuno, o segredo do sucesso é estar em harmonia com todos os elementos que fazem parte da vida do ser humano: a mente, o corpo e o espírito. Em seu livro, Nuno exemplifica métodos eficazes para se encontrar a plenitude de vida, separando seu estudo em pilares que são essenciais para o corpo humano, estando entre eles exercício físico, sono revitalizador, alimentação equilibrada e meditação. Acima de um livro sobre esportes, A Semente da Vitória é um verdadeiro manual para todos aqueles que desejam obter qualidade de vida e se tornarem pessoas mais saudáveis e felizes.





Encantadores de Vidas

Eduardo Moreira

Este é um livro que certamente irá emocionar muitos leitores. A obra é escrita por Eduardo Moreira, mas ainda há outras duas pessoas muito importantes que fazem parte do cenário do livro: Monty Roberts e Nuno Cobra. Nuno nós já conhecemos aqui, quando citamos seu livro no primeiro tópico; Monty é um treinador de cavalos verdadeiramente apaixonado por equitação. A vida dessas três pessoas se cruzaram após Eduardo ter sofrido dois acidentes – uma queda de cavalo e uma fratura gravíssima no pé - e necessitado de auxílio para continuar seguindo em frente. Nuno e Monty foram mais do que treinadores de Eduardo, foram a última esperança na qual ele precisava se agarrar para curar todos os seus problemas e acreditar numa nova vida. E é nessa obra que ele narra sua jornada em busca da cura e do autoconhecimento, unindo seus esportes favoritos aos seus maiores ídolos e provando que não há limites para uma mente cheia de força de vontade.





Nascido Para Correr

Christopher McDougall

Leitura instigante narrada por um jornalista e movida por uma curiosidade. Por sempre sentir dor ao praticar corridas, o autor procurou uma opinião médica para solucionar seu mistério e encontrou como resposta a alegação de que o corpo humano não é tão forte quanto pensamos, e que ele não está verdadeiramente preparado para lidar com grandes quantidades de exercício localizado. Após receber essa resposta curiosa, Christopher resolveu partir em uma jornada a pé para desvendar os mistérios da corrida e responder de uma vez por todas se o ser humano está ou não apto para realizar atividades físicas em abundância. Para auxiliá-lo, o jornalista contou com a ajuda de um tribo solitária e quase esquecida de índios Tarahumara, moradores do México, que detém a fama de serem os maiores corredores natos de todos os tempos. E é ao final dessa aventura que nós descobriremos enfim, se é possível de verdade o ser humano ter "nascido para correr".





O Ciclista Mascarado

Neil Peart

Escrito pelo baterista da banda Rush, o livro descreve a aventura de Neil pedalando pela África.
Conhece On the Road, do Jack Kerouac? A vibe é de longe parecida, uma vez que esse livro é de grande apreço do autor. Não menos aventureira do que corredores incansáveis e navegações que cruzam oceanos, a jornada de Neil é repleta por desafios que já se tornaram uma espécie de necessidade para seu espírito. Por estradas precárias, o autor encontrou um pouco de tudo, e essa é uma informação que agrega muito ao livro, que nos oferece desde olhares sob civilizações africanas subdesenvolvidas, até a sensação de liberdade que o ser humano pode experimentar estando em duas rodas. Entre calor desértico, insetos, milícias, mal-estares e muitos outros desafios, Neil nos mostra que, apesar de tudo, conseguiu encontrar o que buscava desde o início de sua viagem: a paz de espírito.





Cem Dias Entre o Céu e Mar

Amyr Klink
Um livro que consegue ser extremamente sutil, ao mesmo tempo em que retrata uma jornada extremamente ousada. A bordo de um minúsculo barquinho, Amyr Klink se comprometeu num desafio para poucos que mudaria sua vida para sempre: atravessar o Oceano Atlântico. A obra descreve a aventura em si em todos os seus perigos e lutas, mas principalmente, demarca as pequenas mudanças no corpo e espírito do autor, seus pensamentos e devaneios, os seres marinhos e aves que lhes fizeram companhia, o movimento de seu barco, e tudo aquilo que de certo modo contribuiu para que a viagem fosse bem sucedida e seu registro se transformasse num sucesso de vendas. Unindo todos esses elementos, temos um livro que passa de forma eficaz uma das maiores mensagens de vida que o ser humano necessita aprender, mostrando que um dos ingredientes mais importantes para a felicidade do homem é a simplicidade.



Gostou das dicas? Então se a televisão não é mais uma opção pra você absorver boas histórias e viver grandes aventuras, escolha um exemplar da lista e mergulhe de cabeça no mundo dos esportes e da atividade física. Quem sabe não esteja aqui aquela história que você tanto precisa para mudar seus hábitos! ;)

5 comentários:

  1. Oi Débora!

    Que lista legal! Eu não li nenhum, estou super por fora do tema, mas achei bem interessante a temática!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro Olimpiadas, mas sou uma criatura extremamente sedentária... Nossa isso é muito geminiano! Adorei sua lista, especialmente "Cem dias entre o céu e o mar" do Amyr, tenho vontade de ler esse livro há muitoooo tempo... e quando vejo um livro que tenho vontade de ler sendo citado por outras pessoas sempre penso que é o livro me chamando! #MisticaEu?Imagina

    Pandora
    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  3. Olá, Débora.

    Não conhecia nenhum dos livros citados por você, mas com certeza leria O ciclismo mascarado e Nascido para correr,
    que são esportes que eu pratico e amo de paixão.
    Parabéns pelo blog, é uma graça.

    Cabine de cara nova:
    http://cabinedeleitura.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Débora
    Não conhecia esses livros e de cara já anotei dois na minha listinha que não para de crescer: Cem dias entre o céu e o mar e Nascido para correr.
    Bjs e excelente semana pra ti guria
    Luli Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
  5. Oi Débora!
    Amei suas indicações,só conhecia por nome os do Amyr Klink, minha avó tem todos os livros dele e ama!
    Vou pegar pra ler!
    Beijos

    http://www.blogleituravirtual.com/2016/08/entrevista-luisa-soresini-parte-03.html

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu interesse e disposição em comentar a postagem do blog!

Espero que tenha gostado de sua visita.
Volte sempre! :-)