22 de julho de 2016

TAG » Hábitos de Leitura


Por minhas andanças em blog, vejo muitas pessoas postando TAGS por aí... Até que me deparo com uma constatação: eu nunca postei uma TAG no blog! :O (o que é realmente muito estranho, pois eu ADORO responder questionários). Desde então, me comprometi a encontrar uma TAG bacana e assim inaugurar uma seção só delas aqui no blog! E então, num belo dia, enquanto visitava o cantinho Vida e Letras, do Diego França, me deparei com uma que ele respondeu e que me despertou uma vontade imensa de responder também! Portanto, aqui estou. Com vocês, a minha primeira TAG: Hábitos de Leitura 



Quando você lê? Manhã, tarde, noite, o dia inteiro ou quando tem tempo?
Costumo ler nos tempinhos vagos que tenho durante meu dia. Leio no meu horário de almoço, quando estou indo/voltando do trabalho (no ônibus) e também um pouco antes de dormir (isso quando eu não estou desmaiada de cansaço, hahaha). Gostaria de ter mais tempo para dedicar os livros, mas infelizmente, minhas leituras acontecem geralmente nesses intervalinhos curtos de tempo mesmo.


Você lê apenas um livro de cada vez?
Depende do gênero dos livros em questão. Se estou lendo algo mais leve, como um romance ou uma fantasia, costumo intercalar outro (ou até outros) nesse meio tempo de leitura, de modo que eu consiga aproveitar plenamente todos os títulos e também devorar mais livros ao mesmo tempo, haha. Agora, se o livro que estou lendo é mais denso, uma história que promova uma reflexão profunda ou algum livro técnico da faculdade, geralmente prefiro manter meu foco apenas nele, até mesmo para garantir que eu tire total proveito da obra e não me distraia com outras histórias paralelas. Mas em questão de preferência, eu sempre acho melhor ler um livro de cada vez, assim não faço bagunça com as histórias e consigo terminar bem rápido, iniciando assim uma próxima leitura. Eu sou uma pessoa meio confusa e não tenho tanta facilidade assim para intercalar atividades, mas admiro muito aquelas pessoas que conseguem ler 30 livros de uma vez só, rs. Um dia QUEEEM sabe.


Qual seu lugar favorito para ler?
Definitivamente, gosto de ler num ambiente em que eu possa estar em contato com a natureza! Adoro imaginar um vasto parque rodeado por áreas verdes, um dia claro e com o céu azul, uma brisa suave dançando no ar, os passarinhos cantando livremente por aí, um cantinho debaixo de uma árvore com uma sombra fresca e minha pessoa sentadinha lá, com um bom título nas mãos! Aaaaaah, só de pensar já quero! Estaria unindo duas coisas que me trazem um paz imensa: livros e natureza.
Mas também gosto muito de ler na calmaria do meu quarto, imersa na minha bagunça e no meu cobertor. Em qualquer um desses lugares estaria fazendo uma leitura bem feliz!


O que você faz primeiro: lê o livro ou vê o filme?
COM CERTEZA leio o livro. Acho que fazer isso é quase um ritual de gratidão pela obra escrita! rs... Algumas adaptações cinematográficas de livros são realmente ótimas (outras não, mas enfim), mas sempre prefiro ter meu primeiro contato com a obra original, pois... ela é a original, ué!! Ela nasceu primeiro!! Acho uma traição começar uma história originada de um livro pelo filme! hahahaha, gente, sou louca, acostumem-se. Fora que os livros traduzem cada pensamento do autor, cada detalhe, aquelas coisinhas pequenininhas que um filme nunca irá conseguir traduzir... E eu gosto de ter contato com isso primeiro. Após a leitura, posso assistir o filme numa boa, mas antes... Muito difícil!


Qual formato de livro você prefere: e-book, áudiolivro ou livro físico?
Livro físico! Gente, é papel né? Tem capa de livro, espessura de livro, CHEIRO DE LIVRO! E-book tem cheiro, por acaso? COMO É que sustentarei meu vício cheirador de livro dessa maneira, me diz? Não dá. Eu leio e-books apenas quando preciso ler e-books, quando por não posso comprar o livro físico que quero, ou então, quando algum autor me manda o documento de sua obra em PDF. Definitivamente não é meu formato favorito (até porque também me dá sono e dói meus os olhos, rs), mas eu encaro, se precisar. Não é algo que eu diga: “ah, eu não leio e-book”, até porque não deixa de ser um livro e ter um monte de palavrinhas, né? Mas se puder escolher, sempre escolherei livros físicos. Na minha opinião, não importa quanto tempo passe, livro físico sempre será a melhor forma de ler.


Você tem um hábito exclusivo ao ler?
Deixa eu pensar...Vou destacar alguns que consegui lembrar:

Eu preciso de um ambiente silencioso para ler. Não sei se isso faz de mim uma leitora ruim que não lê em todas as condições possíveis hahaha, mas eu só consigo me concentrar se estiver num ambiente calmo. Eu posso estar lendo até mesmo o romance mais bobo do mundo, mas se não tiver um pouquinho de paz, não vou entender nada e vou guardar o livro logo pra ler depois.

Eu detesto ser interrompida quando estou lendo. Não é só pelo fato de me desconcentrar, mas é que a leitura é quase um ritual para mim, algo só meu, sabe? Se alguém interferir nesse processo, acaba a magia.

• Quando compro livros novos, não os guardo imediatamente na estante. Preciso deixá-los tipo, por uns dois dias perto da minha cama, ou na minha escrivaninha, sei lá, qualquer lugar em que eles fiquem perto de mim por um tempo. Isso é bem louco.

• Eu adoro ler ouvindo música, mas geralmente é uma música mais calma ou instrumental. Música assim me ajuda muito a raciocinar e entender melhor as coisas :-)

• Eu não empresto livros pra ninguém. Ok, pra não dizer NINGUÉM, eu empresto só pro meu namorado, mas só pra ele, pois tenho plena certeza que ele cuida bem dos livros... E também porque ele me empresta todo o catálogo dele, então nada mais justo, né? hahaha (também se não emprestasse, eu roubaria todos do mesmo jeito). Nosso acervo é todo compartilhado... Os livros são quase como nossos filhos! ♥


As capas de uma série devem combinar ou não importa?
MAS É CLARO, MINHA GENTE ♥ 
Pra mim, faz total diferença uma série que possui capas combinando de uma que não possui. Não só no seu aspecto estético, mas também para facilitar a identificação dos leitores que acompanham essa série. Acho essencial também vir escrito na capa que aquele livro faz parte de uma série, a pior coisa pra mim é eu comprar um livro super ansiosa achando que é volume único, e quando chego em casa e começo a ler, percebo que faz parte de uma série. Editoras, PUFAVO, escrevam “livro 2” ou “volume 2” nas capas, sério!! Mas enfim, eu acho que siiiim, uma série precisa muito ter capas que combinem ♥


Essas são minhas respostas, gente linda! 
Comentem aí o que vocês pensam sobre essas perguntas, e quais são suas preferências também! Um beijo, e até a próxima TAG!

2 comentários:

  1. Muito legal a tag, salvei pra fazer no meu blog. Beijos <3

    BLOG LITERÁRIO 2

    ResponderExcluir
  2. Oi Débora!!
    Adorei suas respostas, temos muitos hábitos parecidos!! Também prefiro o livro físico e não gosto de emprestar meus livros, posso contar nos dedos de uma mão aqueles sortudos que têm permissão para pedir um livro emprestado. E só porque cuidam e devolvem!!!
    Beijos
    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu interesse e disposição em comentar a postagem do blog!

Espero que tenha gostado de sua visita.
Volte sempre! :-)