8 de julho de 2016

Notícias » Conheça a Bookshare, uma biblioteca para leitores especiais!


Essa é uma notícia do bem, galera ♥
Já pensou que máximo se todos os livros que amamos ler pudessem ser disponibilizados em formato adequado também para pessoas que estão impossibilitadas de utilizar a visão devido alguma deficiência? Pois é justamente esse o objetivo da Bookshare, uma biblioteca digital que armazena livros convertidos em formatos especiais para que leitores com deficiência visual também possam se aventurar por todas as histórias já publicadas até hoje. É ou não é uma novidade tecnológica FANTÁSTICA, gente? *-*


No exterior, a Bookshare já faz muito sucesso e possui mais de 400 mil títulos em seu catálogo. Em contrapartida, o projeto ainda está em fase de desenvolvimento no Brasil, e algo essencial para o seu crescimento é a contribuição das editoras nacionais. A organização está focada atualmente em conseguir o máximo de parcerias possíveis, de modo que as editoras disponibilizem seus títulos de forma gratuita para o projeto, com o intuito dos livros serem convertidos em formatos específicos, como o Braile, Daisy ou MP3. Infelizmente, o catálogo nacional do projeto conta apenas com 57 livros (a maioria, em domínio público), o que é muito pouco para suprir a demanda dos leitores, auxiliando nessa missão de espalhar os mais diversos títulos para os deficientes e aumentando o número de usuários. Nós precisamos de mais, e isso é algo que só as editoras podem fazer!


daisy, deficiência visual, cegueira
Leitor com deficiência visual lendo livros Daisy
Com a colaboração espontânea das editoras, a biblioteca poderia contar com mais títulos e assim, ajudar ainda mais leitores! Afinal, quem não gosta de um moooonte de livros diferentes pra escolher, né? Os orgaizadores ainda garantem que, após a conversão do documento em EPUB cedido pela editora para um dos formatos citados acima, a editora ganharia uma cópia do mesmo. Os livros ficariam disponíveis para o mundo todo, e também ajudariam a levar a literatura para os mais de 6,5 milhões de deficientes visuais que existem em nosso país. Por enquanto, a plataforma está em expansão no Brasil e funciona de forma integrada com um aplicativo de leitura acessível da Fundação Dorina Nowill.


Vamos espalhar essa ideia e torcer para que muitas e muitas editoras apoiem esse projeto e permitam que suas obras sejam convertidas e disponibilizadas adequadamente para esse tipo de público! Essa é uma ideia mais do que justa, uma vez que os livros não podem ser restritos apenas às pessoas que fazem plena utilização do sentido da visão... Isso porque só os leitores verdadeiros sabem que, para sentir as belezas de cada obra não utilizamos os olhos, mas sim, o CORAÇÃO! ♥

4 comentários:

  1. Que projeto legal, inclusão é tudo. Bjos

    http://blogliterariodois.blogspot.com.br/2016/07/entrevista-luana-barros.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Débora,
    Que incrível!!!! Não conhecia, mas adorei o projeto.
    Merece ser mais divulgado mesmo. Ideias assim, fazem a diferença <3
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Poxa que projeto legal!
    Adorei a iniciativa. Vamos torcer pra que editoras disponibilizem obras para esse público!
    Beijos
    http://jessicamblog.com

    ResponderExcluir
  4. Opa, já separei o nome do site aqui para fazer um post especial explicando sobre.Cara, que ideia MARA. Sério.Eu amo invenções assim para interagir com o mundo :)
    Eu vou escrever sobre isso.

    Obrigada pela indicação.,

    Beeijão :)
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu interesse e disposição em comentar a postagem do blog!

Espero que tenha gostado de sua visita.
Volte sempre! :-)